1 - Sai Do Chão!
País: Bélgica
Tipo de comida: buffet variado
Site: www.dinnerinthesky.com
O céu não é o limite para o Dinner In The Sky, em Bruxelas. Sob uma estrutura de ferro e cabos e aço, comporta 22 pessoas sentadas (com cinto de segurança), o chef, o garçom e mais um funcionário. Ele fica suspenso a 50m de altura. Grupos podem alugar o espaço por 8h. Um teto de acrílico protege os comilões da chuva e de surpresas como cocôs de pássaros.
Curiosidade: O restaurante é móvel, pode ser levado para qualquer lugar com, pelo menos 50m² de área de segurança. Afinal, a comida é só uma das coisas que podem não cair bem.
2 - Debaixo DÁgua
País: Ilhas Maldivas
Tipo de comida: cozinha típica local
Site: www1.hilton.com/en_us/hi/hotel/mlehitw-hilton-maldives-resort-spa-rangali-island/dining.do#2
No Ithaa Undersea Restaurat, que integra a rede de hóteis Hilton, come - se a quase 5m abaixo do nível do mar. Paredes de vidro garantem uma linda vista de 180º dos seres marinhos. A sensação é de estar em Procurando Nemo. O duro é não perder os fôlego com visual alucinante.
Curiosidade: Para comer debaixo d'água, pede - se que as reservas sejam feitas com 14 dias antes da chegada do hóspede ao hotel.
3 - Haja Coração!
País: EUA
Tipo de comida: cozinha americana
Site: www.heartattackgrill.com
Imagine enfermeiras lhe servindo. Pensou numa sopinha num hospital? Errou feio! Na politicamente incorreta lanchonete Heart Attack Grill, no Texas, o cuidado com a saúde não está no cardápio. Ela oferece hambúrgueres gigantes (até quadruplos), incrementados com o melhor fast food: toneladas de queijo cheddar e quilos de bacon. E tudo trazido à mesa por beldades! O slogan é algo como "sabor de matar".
Curiosidade: O uniforme é só uma brincadeira fetichista. As garçonetes não são enfermeiras de verdade. Portanto, cuidado com a pressão!
4 - Tudo no escuro
País: Paris, Londres e Moscou
Tipo de comida: cozinha internacional
Site: www.danslenoir.com
Dizem que é melhor não saber como certas comidas são feitas. Pois na rede de restaurantes Dans Le Noir, você nem olha elas. Mas os motivos são nobres: a ideia é saborear a bóia e viver uma experiência sem os preconceitos estabelecidos pela visão. Ou seja, lá imagem não é nada. Para isso, há uma sala sem luz e com janelas vedadas com Insulfilm. Nesse restaurante, com certeza, não rola jantar a luz de velas.
Curiosidade: Assim que entram na sala escura, os clientes são servidos e guiados por garçons cegos.
5 - Numa Fria
País: Suécia
Tipo de comida: cozinha temporânea
Site: www.icehotel.com
Se a vingança é um prato que se come frio, como diz o ditado, o Ice Hotel Restaurant é o lugar perfeito pra você levar aquele cara que lhe aprontou poucas e boas. Localizado dentro do já famoso Ice Hotel, todo construído em gelo, o restaurante não segue o mesmo padrão friorento de decoração. No entanto, os pratos, estes sim, congelados, vêm direto do cristalino rio Torne, que marca a fronteira do país com a Finlândia. O legal é que você nem precisar esperar o rango esfriar...
Curiosidade: Desde 1994, numa parceria com o hotel, a vodca Absolut construiu um bar de gelo. Foi um sucesso: já há filiais em Londres, Tóquio e Milão.
6 - Só Falta o Batman
País: Espanha
Tipo de comida: cozinha italiana
Site: www.valenciavalencia.com/restaurant-guide/italian-restaurants/bacco-doc-italian-restaurant.htm
O Bacco D.O.C. lembra muito a batcaverna, por causa das paredes rochosas e das estalactites. Mas, pode acreditar, é iluminado e arejado, pois o cenário é falso. a comida, italiana, apresar do restaurante ser na Espanha, é farta: antepastos, lasanhas e pizzas sem miséria, bem diferente da época em que os homens viviam nas cavernas, sempre famintos.
Curiosidade: Valência prima mesmo pelo exotismo. A Crepeira Bretonne, por exemplo, serve crepes a bordo do ônibus - restaurante.
7 - Abrigo Antibombas
País: Londres
Tipo de comida: piquenique
Site: www.toptable.co.uk/venues/restaurants/?id=3937&spo=7
O passeio gastronômico proposto pelo Picnic In The Park inclui uma visita aos subuterrâneos de Londres, mais exatamente onde Winston Churchill mantinha seu quartel - general secreto, na época da Segunda Guerra. Hoje, o local serve mais como ponto de encontro, porque a comilança mesmo acontece depois, num parque nas proximidades. Portanto, se quiser se aventurar, é por sua conta e risco: a comida pode ser uma bomba.
Curiosidade: não é por ser um piquenique que a conta é econômica. A "dolorosa" sai, no mínimo, uns 250 reais por cabeça.
8 - Perdidos na Selva
País: Londres
Tipo de comida: cozinha americana e internacional
Site: www.toptable.co.uk/venues/restaurants/?id=1792&spos=26
É tudo cenário, mas quem se importa? A intenção no Rainforest Café é entreter a criançada e trazer sossego para os pais. Por isso, além da decoração "selvagem", os alto - falantes reproduzem sons de uma floresta - incluindo tempestades tropicais. Enquanto se empanturram com hamburgueres de todos os tipos, a crianças podem desenhar nas mesas sem medo de ter as batatas fritas roubadas por um macaco atrevido.
Curiosidade: apesar do clima "a Amazônia é nossa", o Rainforest Cafe fica numa zona valorizada de Londres, próximo ao Picaddilly Circus.
9 - Borbulhas de Amor
País: Espanha
Tipo de comida: cozinha contemporânea/global
Site: www.grupo-jbl.com/content.aspx?co=24&t=158&c=11
O ambiente romântico do Submarino pode fazer os mais bregas cantar "quem me dera ser um peixe..." para a "vítima" de seus propósitos. Mas neste restaurante o xavequeiro também morre pela boca. A cozinha combina delícias como o polvo e sobremesas que fazem a fama da cidade de Valência. Fora o visual inacreditável do local, rodeado por um gigantesco aquário. É capaz até de você esquecer a sereia sentada à sua frente.
Curiosidade: o submarino fica dentro do parque oceanográfico de Valência, mas funciona em horários independentes. Por isso, só se consegue vagas fazendo reserva.
10 - O Clone
País: EUA
Tipo de comida: cozinha americana com influência mediterrânea
Site: www.twinsworld.com/restaurant.html
Quando você entra no Twins Restaurant, em Nova York, nada parece bizarro. O belo salão em madeira, a iluminação e o cardápio não são tão diferentes. Mas, quando o pedido é feito as coisas mudam - ou melhor, não mudam! Todos os garçons são gêmeos idênticos, o que causa surpresa o cara que acaba de atende - lo, ao mesmo tempo na mesa ao lado. O slogan do lugar é apropriado: "Você enxerga duplo antes do coquetel".
Curiosidade: no total são 38 duplas de gêmeos indênticos trabalhando no restaurante, incluindo as donas Lisa e Debbie Ganz, sócias so ator Tom Berenger, o único sem irmão gêmeo.